quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TRÁFICO HUMANO É UMA REALIDADE...

Em tempos de globalização, todos buscam tornar seus sonhos realidade, e com isso surgem verdadeiras redes criminosas, que se aproveitam da vulnerabilidade de muitas pessoas, para praticarem, uma das mais cruéis e desumanas formas de escravidão moderna: o “tráfico de pessoas”. Principalmente mulheres e crianças.
O tráfico internacional de pessoas gera bilhões por ano, tornando assim um negócio lucrativo que só perde para o tráfico de drogas e de armas.


Esse crime da violação aos direitos humanos está sempre relacionado a outras práticas criminosas servindo à exploração de mão-de-obra escrava, redes internacionais de exploração sexual comercial, muitas vezes ligada a roteiros de turismo sexual, e quadrilhas especializadas em remoção de órgãos.
As quadrilhas levam as vítimas para longe de sua pátria, com promessas de melhores condições de vida, iludidas essas pessoas acabam sendo aprisionadas e maltratadas. As crianças a maioria são exploradas sexualmente e forçadas a atividades criminosas, como roubar ou vender drogas.


Apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas, movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano.
(Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).


O tráfico de pessoas não é somente um problema dos países de origem das vítimas, mas que abrange a maioria dos Países.
As causas da vulnerabilidade ao tráfico são socio econômicas e culturais, como a falta de oportunidade de trabalho, famílias desagregadas. Mas não que isto também seja um fator decisivo, já que pessoas com poder aquisitivo mais elevado também podem ser facilmente enganadas.

É preciso que as comunidades internacionais estejam comprometidas com a melhoria das condições socioeconômicas de todos os grupos sociais mais vulneráveis, já que se torna quase impossível haver enfrentamento ao tráfico.

A exploração sexual feminina ainda é a forma de tráfico com maior freqüência, seguida do trabalho forçado, para os homens, crianças, adolescentes. Essas pessoas na maioria das vezes, nunca mais voltam para sua família.


Conheça no site do Ministério da Justiça /Segurança Pública a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ1C5BF609PTBRIE.htm
Se você suspeitar de alguém que possa estar aliciando pessoas denuncie.

SANDRA BARBOSA@

Nenhum comentário:

Postar um comentário