A cultura popular mato-grossense, especificamente o Cururu e o Siriri, está se consolidando e conquistando seu espaço, não somente em Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, mas também em cidades ribeirinhas, nas quais já possuem vários representantes dessas manifestações.
O Festival de Cururu e Siriri contribui muito para o desenvolvimento cultural, de Cuiabá. Entretanto, é necessário que essa cultura faça parte do calendário cultural das demais regiões do Estado.
Nesse contexto, o município de Tangará da Serra se prepara para receber o 1º Festival de Roda do Cururu e Siriri. O evento será realizado pela Associação Folclórica e o Ponto de Cultura Arte que Transforma.
O evento contará também com diversos grupos Musicais, danças, teatro, capoeira.
Os grupos de cururu e siriri se apresentarão durante os três dias no Módulo Esportivo, localizado próximo a Escola Pública Estadual 13 de maio, no Centro da cidade.
A importância deste Festival para Tangará é a difusão e a descentralização da cultura de raiz. Dando assim oportunidade aos grupos de Cururu e Siriri de mostrar a dança de sua comunidade, estimulando a troca de experiências entre os mestres, além de sensibilizar a sociedade para a importância de se preservar e manter viva essa tradição.
Faz parte ainda da programação, a 1ª Mostra dos Pontos Culturais do Estado. Trata-se da exposição dos produtos que são confeccionados e desenvolvidos pelos Pontos de Cultura de todo o Estado Mato Grosso. Atualmente o Estado, com 40 Pontos de Cultura, todos participarão da mostra.
Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, haverá um concurso onde será escolhido o negro e a negra mais bonita da Escola Antonio Casa Grande do Projeto da Diversidade cultura (CEJA).
O 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri conta com apoio da Fundação Nacional da Arte (Funarte), Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, Secretaria de Estado de Cultura do MT, Secretaria de Educação e Cultura de Tangará da Serra e o jornal Diário da Serra.
SERVIÇO:
O que: 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri
1ª Mostra dos Pontos do Mato
Local: Módulo Esportivo e Centro Cultural de Tangará da Serra
Data: entre 19 e 21 de novembro
Quanto: gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário