quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bullyng...

Lendo algumas revistas e matérias sobre bullyng, achei muito interessante saber que o bullyng não acontece somente nas escolas. Isto me fez entender e comecei a prestar atenção que isso acontece em todos os âmbitos da convivência humana.
Concentramo-nos nas escolas pela grande evidência e conseqüências que este ato pode de maneira nociva provocar na vida de nossas crianças, jovens, e adolescentes e principalmente nas suas rotinas estudantis atrapalhando suas evoluções intelectuais e emocionais.

O bullyng é sempre praticado por alguém que tem necessidade de se mostrar superior e pensam que humilhando e ofendendo as pessoas que não tem coragem para revidar os ataques, eles se sentem superiores.

Mas, se prestarmos atenção, notaremos que o bullyng acontece a todo instante em nossas vidas. Seja no ambiente doméstico, quando pais agem com ignorância e por vezes praticando tortura psicológica com seus filhos. Nos irmãos que perseguem... Exploram e ridiculariza os mais fracos e vulneráveis. Namorados (as) e esposos (as) que perseguem, exploram e humilham, por pura tirania. E sempre os mais fracos e inseguros são o que mais sofrem.

E no trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo, também acontecem o bullyng, principalmente quando somos obrigados a tolerar chefes e colegas que nos perseguem por alguma razão, seja pela busca por posições que fazem com que o desrespeito e manobras provoquem a queda dos que são mais frágeis ou simplesmente por se achar o melhor pegando no pé e pressionando impunemente os tímidos e inexperientes.

Sofrer bullyng não é só ser chamado por apelidos que nos ferem, mas também sofrer pressões, desprezos, exclusões, não ser chamados para uma reunião, por não ter beleza física, por não ter dinheiro, e pela cor da pele e principalmente ser motivos das piadinhas dos demais.

Acredito que, o bullyng está vinculado à má formação emocional e a má condução dos sentimentos humanos. É a “defesa” de quem fere por medo de ser ferido. Aproveitam-se das capacidades diferenciadas dos outros farejando suas fraquezas, assim intimidando-os usando o que “pensam” serem as suas forças, ou seja, a beleza, a vitalidade, a esperteza, etc.

Se alguém demonstra alguma inibição ou não condição em acompanhar algo é explorado e literalmente "esmagado" até a última gota. O negócio é debilitar, sugar e explorar o outro. É lei do mais forte. E com isso, acontecem as conseqüências que podem ser trágicas.

Sei de inúmeras histórias de tragédias que aconteceram porque um superior não aceitou a sugestão ou opinião de um subordinado seu.

Médicos que dão um diagnóstico ou medicamento errado que é percebido pela enfermeira que por medo não diz nada. Alunos que se esquivam e se calam diante da atitude de um professor que não aceita ser questionado quando uma explicação não tem sentido.

Casos de acidentes aéreos porque o piloto não aceitou o questionamento correto de um co-piloto... Quantos profissionais novatos que desenvolve algo novo e revolucionário e que tem ótimas idéias e é literalmente passado para trás pelos colegas veteranos e não luta por seus direitos por timidez ou por medo de perder os “amigos” ou mesmo o emprego...   Enfim são casos e mais casos.

Hoje refletindo melhor sobre esse assunto... Percebo o quanto já sofri com bullyngs, ate mesmo dentro da minha própria casa, na família e nos ambientes de trabalho.

O melhor é tentarmos superar as situações pela qual passamos de maneira a não deixar que marquem nossas almas. Hoje sei que o Bullyng não é exclusividade das escolas... O mundo está sofrendo com o bullyng a todo instante. O ato de sofrer bullyng pode trazer conseqüências no desempenho das nossas atividades, seja ela qual for, levando ao isolamento, tristeza... Nossos dias perdem a cor... E tudo nos parece sombrio.

Muitas vezes a vítima de bullyng tem vergonha de falar sobre as agressões que sofre e acaba se calando. E lembre-se: o seu silencio só piora a situação, e que ninguém tem o direito de te ridicularizar. Jamais tratem o caso como um trauma impossível se recuperar mesmo que a experiência foi dolorosa, se assim agir ficará mais propenso a enfraquecer sua auto-estima, tornando se incapaz de lidar com dificuldades da vida.

O bullyng não se resolve revidando com violência. Acredito que a prevenção começa em casa. Os pais costumam deixar os filhos na escola, ir trabalhar, ás vezes sozinhos e esquecem educá-los, ensinando-os a conviver com as diferenças e principalmente esquece-se de participar da vida emocional e social dos filhos. Afinal quando criados sozinhos e isolados com certeza serão alvo de bullyng. Ou farão vítimas ou serão vítimas...

Filhos criados com amor, dedicação, cuidado, e respeito, aprendem desde cedo a respeitar o próximo não fazendo aos outros, o que não querem para eles, e por fim os bullyngs se acabarão.

Pense nisso!!
Sandra Barbosa®

terça-feira, 27 de setembro de 2011

OOOÔÔ...Dá pra parar!!!!


"Na fila do supermercado o caixa diz uma senhora idosa que deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não eram amigáveis ao meio ambiente. A senhora pediu desculpas e disse: “Não havia essa onda verde no meu tempo.”

O empregado respondeu: "Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com  nosso meio ambiente. "

"Você está certo", responde a velha senhora, nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.


Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.

Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funciona a eletricidade.

Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque as lâminas ficaram sem corte.

Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou de ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?


Sandra Barbosa®

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eu tentei...

Não havia nada que eu pudesse fazer...  Mais eu fiz.

Alcançar tal coisa era impossível... E eu busquei.

Não havia mais esperança... Eu as mantive.

Não restava tempo para mais nada... E eu lutei até o ultimo minuto.

Não queria... Mas eu insisti.

A última palavra já havia sido falada... Mas eu anda assim falei.

Enfim... Estou passando pela vida e tudo vai se fechando.

Mas a felicidade está em mim.
Pois se nada tenho, por tudo lutei.
E sem me arrepender de nada, num futuro poderei dizer...
EU TENTEI.
O passado é uma lição para se meditar, não para se
reproduzir...

“Somente a tentativa nos possibilita á conquista”

Sandra Barbosa®

A fé que cega...

Hoje vou abordar um assunto um tanto complicado que está muito presente na maioria das religiões. É a Fé Cega que se baseia unicamente numa crença sem fundamentos e explicações, no qual as pessoas contam somente com a aceitação.

Na verdade é que a maioria dos fiéis religiosos, aceita e acredita em tudo o que os lideres religiosos dizem, sem contestar e discutir sobre os fundamentos dessas crenças.

Há no Brasil de hoje igrejas que se autodenominam Cristãs, mas, não o são. São igrejas com práticas e ensinos anti bíblicas, não temem a Deus, são corruptas, gananciosas e, tentam manterem seus fiéis ocupados, e constantemente introduzem novidades teológicas na mente e no coração dos seus seguidores.

Eu sou absolutamente contra uma determinada crença sem a discussão de idéias. Discutir e contestar são a única forma de saber qual é a melhor idéia. Somente assim é que conseguimos evoluir nossas crenças chegando o mais próximo da verdade.

A creditar em tudo que um líder religioso fala, viramos marionetes sem liberdade de pensamentos e nos prendem às idéias de outras pessoas. Com isso, nos tornamos incapazes de buscar nossa própria evolução.

Tudo o que foi escrito na bíblia deve ser respeitado, porém não podemos viver estagnados, e sim aprender com os ancestrais e aprender a evoluir nossas idéias. Cultura e espiritualidade são duas idéias diferentes, porém a cultura deve ser mantida, mas a espiritualidade deve ser evoluída. Sem existir uma evolução, as religiões seriam sempre na mesma e com o passar dos anos, tudo se perderia no tempo.

Hoje em dia, com a ganância pelo dinheiro, boa parte dos líderes religiosos ensina aos fiéis suas próprias explicações baseadas nos seus interesses próprios. Use se muitos textos e experiências duvidosas baseadas em idéias sem fundamento.

Pode até ser que não seja errado, mas é muito pouco para assumir como verdade. Eu particularmente já cansei de ver um montão de líderes, dando respostas e fazendo orientações, ficando claro que, nem eles sabiam como explicar e muito menos tinham certeza do que estavam falando.

Tudo o que está escrito em algum lugar foi escrito por pessoas que formaram suas idéias conforme seu tempo e o seu lugar, mas isso não significa que hoje tem fundamento. Não existe livro que você possa Crer Cegamente, tudo que é aceito Cegamente é prejudicial ao adepto.

Não estou me referindo à bíblia Sagrada, pois nela se encontra os livros escritos, mas de uma forma que conseguiu romper as barreiras do tempo e se bem interpretada continua com seus textos atuais para o nosso tempo. Refiro-me a algumas denominações religiosas que criam suas próprias regras e leis e com isso enganam seus fiéis, usando de suas dores e dificuldades, para com isso encherem seus cofres milionários.

Tanto que é verdade, que essa prática, que usurpa a fé do povo, começou de umas décadas pra cá. Isso não existia no passado. Com a modernidade, o crescimento da mídia, e o crescimento do empreendedorismo, muitos líderes gananciosos se aproveitaram da situação para fazer da fé e da ingenuidade do povo, um negócio rápido e lucrativo.

Nenhuma religião é errada se todos buscassem coisas boas para suas vidas, mas infelizmente torna-se perigoso congregar numa determinada denominação religiosa, quando seus líderes entorpecem a mente humana incapacitando-a de ter a liberdade de pensamentos e formações de idéias próprias visando somente lucros.

Todos os adeptos religiosos deveriam somente seguir orientações no qual não tivesse caráter financeiro e tendências que os levassem a ter que pagar pelas suas benções e milagres. Além disso, sinais e milagres não é uma espécie de certificado ISO 9000. Fuja dos líderes que o afastam dos verdadeiros ensinos da Palavra de Deus.

Porque são “Cegos guiando cegos... Estão enganados e enganando a outros”.
Sandra Barbosa®

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sapato apertado...

Insistir naquilo que já não existe é como calçar um sapato que não te cabe mais... Machuca, causa bolhas, chega à carne viva e sangra...

Então é melhor ficar descalço!

Deixar livre o coração, enquanto vive. Deixar livres os pés, enquanto crescem. Porque quando a gente cresce, o número muda.
Sandra Barbosa®

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gisele... Vinícius...Nathane...

Aprendi a conhecer vocês,
Assim como os pássaros conhecem seus ninhos,
Sem dúvida num vôo livre que se abre no infinito.
Aprendi a caminhar com vocês,
Assim como as estrelas respeitam o brilho da lua,

Que sabe que como aquela só existe uma única no mundo.
Aprendi a brigar por vocês,
Assim como as ondas do mar que brigam e se debatem inutilmente,
Para depois se transformarem em espumas suaves na areia.
Aprendi a entender vocês,
Assim como as montanhas entendem as nuvens e se esticam como se pedindo chuva para os seus campos secos.
Aprendi a Amar vocês,
Assim como os pássaros amam a liberdade,
Os rios amam suas águas,
As estrelas amam o céu,
As ondas amam o mar,
As montanhas amam seus campos.
Aprendi a amar vocês como o mais puro e sublime sentimento,
Assim como Eu Amo DEUS eternamente.
AMO MUITO VOCÊS!!!
SANDRA BARBOSA®

Nossos Filhos...

José Saramago nos aconselha que; temos que criar nossos filhos para o mundo tornando-os independentes e de certa forma libertos até das nossas ordens. E que a partir de certa idade, só valem conselhos. Muitos especialistas nos ensinam a acreditar que só esta postura torna-os, adulto.


E que aquele bebê que um dia carregamos na barriga, cresce e cria asas.


E que a maioria de nós queremos impedir o crescimento dos nossos bebês impedindo-os de fazer suas próprias escolhas, e com isso acabamos por sofrer, quando eles fazem suas escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que nós o recomendamos.
Filho é um ser que Deus nos emprestou para um aprendizado também... Aprender como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter
coragem.



Ser pai ou mãe hoje em dia, é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque nos expomos às dores, e nunca sabemos se estamos certos ou errados. Fora o medo que temos de perder algo tão amado.
Perder? Sim... Eles são apenas um empréstimo!


Nossos filhos são de Deus e temos somente que amá-los. Mas com o tempo, eles se tornam donos de suas próprias vidas e precisam ser dependentes dos pais para crescerem emocionalmente bem.
Nada de pensar em nossos sentimentos, dedicação, e investimentos. Não devemos jamais esperar amparo na velhice, sorrisos etc. Nada de cobrar retorno de nada.


O ruim disso tudo é os amamos muito.
Mas não podemos nos esquecer que eles são do mundo! É emprestado.
Então a única coisa que nos resta, é apoiá-los e ajudá-los quando nos pedirem auxilio.  




Não tão difícil ter os filhos que Imaginemos ter, só bastaria imaginar os pais que devemos ser. E aproveitar ao máximo todos os momentos possíveis ao lado dos nossos filhos. Que são emprestados! Mas é parte de nós...

SANDRA BARBOSA®

Será que ele me ama?

A maior duvida de todos que estão em um relacionamento estável é saber se está sendo amado ou não...  Tanto os homens como nas mulheres tem essa dúvida.

Muitas pessoas resolvem suas dúvidas sobre se há amor ou não, perguntando as pessoas conhecidas ou buscando dicas encontradas nas revistas femininas, onde dizem; que se um homem é educado, gentil e um monte de outras coisas é porque ele te ama.

Nem sempre...

Mas o pior é quando e pessoa te trata como um nada, quando te deixa para último plano, não te respeita, não conversa com você e não te dá carinho, então ele definitivamente não te ama.

O problema é que, nós mulheres temos a tendência de fechar os olhos para realidade e arrumar justificativas para os malas que arrumamos, dizendo que, esse é o jeito dele.

Viver implorando pelo amor de uma pessoa por palavras e por ações não é uma coisa legal de se fazer com você mesma, pois tudo o que é obrigado não vem do coração, e se não é espontâneo. Então não vale a pena.

Quando existe amor, existe o desejo de ter a pessoa ao lado, e não a distância que eles fazem questão de impor entre vocês.

Por isso, comece a usar mais a inteligência e menos os sentimentos. E com certeza saberá se ele te ama ou não.

Sandra Barbosa®

THE END

Eu falava... Ele não ouvia
Eu chorava... Ele ria
Eu esperava... Ele não vinha.
Eu sorria pra ele... Ele ria de mim.
Eu o queria pra sempre...  Ele só por um momento
Eu me entregava... Ele me evitava.
Eu queria coisa séria... Ele só queria se divertir.
Eu dizia “te amo”... Ele respondia da boca pra fora.
Eu tinha achado meu príncipe... Ele procurava por outra princesa.
Eu buscava conteúdo e sentimento...  Ele buscava futilidades e quantidade.
Eu acreditei em tudo o que ele dizia... Ele dizia o mesmo para todas.

HOJE...

Ele descobriu que...  EU sou única,
Eu descobri que...  Ele era apenas mais um.
SANDRA BARBOSA®
(texto escrito no ano de 2008)

Vida Nova...


Eu sou alguém que está sempre buscando...
Quando tudo chega ao limite...Procuro uma saída segura para novos horizontes...

Quando estou diante de uma derrota...Busco me reerguer e trilhar um novo caminho para a vitória...

Quando sinto que estou diante de um abismo...Procuro me acalmar e achar alguma alternativa que amorteça minha queda...
Quando vejo tudo está tão igual e comum...Busco um diferencial...

Quando me deparo com algo aparentemente inacessível...Procuro Construir minha própria ponte para que eu possa alcançar tal objetivo...

Quando tudo parece chegar ao fim e eu não consegui o que queria...Busco coragem pra recomeçar tudo de novo...

Quando estou sozinha, perdida e sem chão...Busco forças naqueles que sempre estiveram ao meu lado...

Procuro nunca desistir...Porque sempre tive amigos que me dão forças pra continuar...E graças aos meus amigos e meus familiares que posso dizer: Que eu sou FELIZ!!!



Esta música me tocou profundamente num  momento difícil da minha vida, e me ajudou a ter mais determinação para continuar... Ás vezes nos nossos momentos de dor, esquecemos das promessas de Deus e do propósito dele para nossa vida.

Tenho lembrado de suas promessas... 
E hoje sei, que os sonhos de Deus, são reais para minha vida.


Sandra Barbosa®

Aprendendo com a vida...

O tempo me entregou a razão e me mostrou a visão do mundo com os seus truques e armadilhas.

Só o tempo reconstruirá meu coração partido pelas desilusões.

Somente o tempo me responderá quem sou.  Assim conhecerei minha verdadeira identidade. E espero que o tempo me mostre a felicidade e eu terei a calma como confidente, e a esperança por dias melhores.

Acredito que tempo me desvendará o amor e preencherá com sorrisos o vazio da minha alma...

O tempo me trará as respostas dos porquês de tantas desilusões e com certeza viverei melhor.

Somente o tempo curará as feridas de minha alma e me ensinará como lidar com o amor.

Mas isso...  Demora um tempo...

By Sandra Barbosa
(texto escrito no ano de 2000)

AME...


Ame alguem que te curte, que te espere, que te compreenda mesmo na loucura, por alguem que te ajude, que te guie, que seja seu apoio, sua esperança...


Ame alguem que volte para conversar com você depois de uma briga, depois do desencontro, por alguem que caminhe junto a ti, que seja seu companheiro...

Alguem que sinta sua falta e precise de você! 

Não ame apenas por um corpo... Um rosto ou pela idéia de estar amando!!!

By Sandra Barbosa