segunda-feira, 20 de junho de 2011

PAIXÃO...


Um dia, alguém vai aparecer na sua vida e tirar tudo do lugar.
 Mudar os seus hábitos, algumas opiniões, as suas certezas, os seus passeios de sexta, os seus programas de TV... Os seus Domingos.

Vai mudar também o primeiro pensamento ao acordar, e os sonhos de todas as noites. Vai fazer você se superar a cada dia, e aprender a essência verdadeira do amor livre... 

Fará do seu pesadelo de infância mudar, e o que era o bicho papão debaixo da cama, agora é o medo de vê-lo partir um dia.

Vai mudar a razão da sua vida... Terá vontade de apresentá-lo, de falar suas qualidades e manias, levá-lo aos seus lugares prediletos...

Crescerá em você algo muito especial, algo que você jamais sentiu e jamais conseguirá descrever... Como se você estivesse vivendo um sonho... Sentirá paz ao se lembrar do seu abraço.
Seu mundo vai virar do avesso... Verá tudo muito bonito, leve, e colorido... Sonhará com um futuro de paz.

Essa pessoa vai te fazer crescer, te fazer feliz a cada sorriso compartilhado, a cada beijo, a cada...  Um porto seguro... O seu amor da vida...

Sandra Barbosa®

quarta-feira, 1 de junho de 2011

XV III - CONGRESSO BRASILEIRO DE ORNITOLOGIA

O Congresso acontecerá de 5 a 9 de junho de 2011, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT). O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta do evento é debater temas atuais da Ornitologia Brasileira, mas também possibilitar a discussão sobre o estado da arte dos estudos da avifauna mato-grossense.

Segundo maior berço de aves do mundo, com mais de 1800 espécies, o Brasil ainda utiliza pouco de um dos maiores nichos de ecoturismo do hemisfério norte. A observação de aves, ou Bird Watching,  é uma prática que envolve milhões de pessoas em todo o mundo.

Estarão presentes renomados pesquisadores e divulgadores deste atrativo modelo de contemplação natural. Guto Carvalho, idealizador e criador do Avistar, evento que reúne observadores de aves de todo o país, já com seis edições realizadas.  O Ecólogo e fotógrafo norte-americano Douglas Trent, de grande experiência no tema, tendo inclusive treinado pantaneiros na recepção e acompanhamento de turistas. A conservacionista Vitoria da Riva, especialista em ecoturismo, criadora da RPPN Cristalino e a Senhora Teté Bezerra, Secretária Estadual de Turismo do Estado de Mato Grosso.

A Força da emoção

A emoção deveria ser mais bem estudada nas universidades. Ainda é espantoso o grau de ignorância a respeito de algo que controla e domina tão completamente o ser humano. Se nosso cérebro tivesse apenas a inteligência tal como é conhecida, seria muito pouco para toda essa grandeza que o homem é.

Se o cérebro é o centro das decisões humanas, a inteligência assim entendida seria insignificante, pois participaria pouco ou quase nada das batalhas humanas. Sempre foi dado muito valor à inteligência, a ponto de se dizer que o homem é um animal racional. Talvez racional seja o que ele menos é. Prefiro dizer que o homem é um animal afetivo, um animal emocional.

Outras inteligências hão de existir além desta dedutiva e matemática, pensava eu, pelo simples fato de que a vida me mostrava cada vez mais que a supremacia da razão colabora muito pouco para o sucesso do homem, visto que ter não conseguir aplicar é igual a não ter racionalidade nenhuma.

A mente, na verdade, é um corpo orgânico com tarefas determinadas, como pensar, sentir, ser e realizar. Tudo isso só é possível com um mínimo de intelectualidade emocional para sustentar seu enorme poder de fogo.

O cérebro, esse desconhecido, é por demais potente, mas é fraco diante da emoção que o domina por completo, tornando-o um mero espectador de seus feitos e "desfeitos".

Nobre aliada da mente, a emoção torna-se inimiga quando não é levada em conta, servindo como arma poderosa contra nós mesmos. Ela pode ser entendida como um talento que as pessoas têm, com mais ou menos desenvolvimento. Não é um tipo de inteligência, pelo simples fato de que é ilimitada e pode ser desenvolvida a qualquer momento e ampliada, ao contrário da inteligência cognitiva, que atinge sua melhor condição na idade juvenil e depois começa a decair.

A intelectualidade emocional, ao contrário, está ali para ser desenvolvida em qualquer momento da vida pelo seguro e fácil caminho do movimento. E, por não ter limite, ela pode aumentar como costuma acontecer, conforme a pessoa vai amadurecendo, ganhando experiência e suporte espiritual, melhorando seu desempenho nas situações do dia-a-dia, enfim, pelo exercício e experiência da vida.

Quanto maior a elevação espiritual, maior o desenvolvimento emocional. A emoção não está presa a neurônios e axônios, como a inteligência, e sim a um entendimento maior de sua capacidade de superação diante das dificuldades do momento.

Por isso uma pessoa com maior poder de acreditar em si mesma possui automaticamente mais controle sobre os acontecimentos. Principalmente quando estes são desfavoráveis e é nessas circunstâncias que se desenha o vencedor, já que, quando tudo corre a favor, fica mais fácil ter o controle da situação.

Quanto mais crescer nossa segurança e auto-estima e o nosso poder de acreditar, maior será o desenvolvimento emocional. Justamente nisso é que está a grande contribuição do movimento.
      
Quanto maior controle sobre o movimento você tiver, maior será sua inteligência do movimento. E maior sua vitória sobre o próprio corpo, com uma contribuição mais substancial para o desenvolvimento de seu corpo emocional.

Um atleta inspirado e com domínio completo dessa incrível força consegue atingir o seu ápice, assombrando o mundo. Assim foi com todos aqueles que nos momentos chave souberam fazer valer essa extraordinária força que vem do mais profundo de seu ser.



Quando colocado ao nosso favor, a emoção nos permite realizar algo sempre além do que a princípio nos julgamos capazes. E quando alguém acredita que pode, pode. Não precisa ser necessariamente a melhor, basta acreditar que pode ser o melhor. Então as coisas que me aconteceram, tudo o que vivi me fizeram crer que, se alguém se acha capaz, não precisa de mais nada. Mas também não adianta todo o restante do mundo acreditar que ele é capaz se ele próprio não achar isso.

Esse acreditar tem de ser absoluto. Não se pode vacilar: "E se justo nesse dia eu não estiver bem? Se a desempenho cair?". Esse "se" não pode existir nunca. Simplesmente faça! Não pense! Deixe fluir do fundo de sua alma essa intuição magnífica que nos empurra para frente. A vida conspira a nosso favor e nós é que conspiramos contra a vida. Mas, quando você se põe a realizar um objetivo, algo ocorre no universo que o impele em direção à vitória. Essa é a sincronia que nos rege, na qual muitos ainda não acreditam.
      
 O cérebro é uma grande força à nossa disposição. O que quero deixar claro é que acontece um verdadeiro milagre quando você leva ao cérebro uma certeza com emoção. E assim é em qualquer assunto da vida. O impossível é algo que é impossível até que passe a ser possível. É necessário quebrar os tabus, derrubar os paradigmas. Se estes acabam, pode-se alcançar o que quiser.

Quando as realizações concretas com o corpo ocorrem, tornam-se muito fortes em nossa emoção, fazendo-nos entrar em outra dimensão espiritual. Abrem-se infinitas possibilidades.

Você tem que acreditar, dar o melhor que pode e deixar fluir. Nós nascemos para a vitória, não para o fracasso. Atingindo esse ponto, não há mais com o que se preocupar, porque a vida conspira sempre a nosso favor. Jamais duvide disso!



Do livro: A Semente da Vitória, de Nuno Cobra
Por Sandra Barbosa®

Oração às Avessas

A LEI DO ESFORÇO INVERTIDO E POR QUE OBTÉMOS O OPOSTO DAQUILO QUE REZAMOS.


Coué, o famoso psicólogo francês que visitou os Estados Unidos há cerca de 40 anos, definiu a lei do esforço invertido com a seguinte frase: "Quando seus desejos e sua imaginação estão em conflito, sua imaginação invariavelmente ganha á batalha."


Por exemplo: se lhe pedirem que caminhe sobre uma prancha colocada no chão, você o fará sem dificuldade. Suponha agora que a mesma prancha esteja colocada a uma altura de seis metros, entre duas paredes. Você andaria por ela? Seu desejo de andar seria contrabalançado por sua imaginação ou medo de cair. Sua idéia dominante, a de cair, acabaria por vencer. Seu desejo, vontade ou esforço para caminhar sobre a prancha seria invertido e a idéia dominante da queda seria reforçada.


O esforço mental invariavelmente se derrota a si próprio, resultando sempre no oposto do que é desejado. As sugestões de impotência para superar o condicionamento acabam dominando a mente - e o subconsciente é sempre controlado pela idéia dominante. O seu subconsciente aceitará sempre a mais forte entre duas proposições contraditórias. Portanto, o caminho sem esforço é o melhor.


Se você diz frases como "desejo ficar curado, mas não consigo", "tento tão desesperadamente", "obrigo-me a rezar" e "uso toda a minha força de vontade", deve compreender agora que seu erro está no esforço que faz. Nunca tente compelir o seu subconsciente a aceitar a idéia com o uso da força de vontade. Tais tentativas estão fadadas ao fracasso e você obtém apenas o oposto daquilo por que rezou.


Há uma experiência muito comum que ilustra isso. Estudantes, quando estudam para exames finais, muitas vezes descobrem que todo seu conhecimento subitamente se desvaneceu. As suas mentes se transformam num vazio aterrador e ficam incapazes de coordenar as idéias. Quanto mais rangem os dentes e recorrem à força de vontade, mais as respostas parecem afastar-se. Mas, quando deixam à sala de exames e a pressão mental é aliviada, as respostas que procuravam voltam a jorro a suas mentes.
Tentar lembrar-se pela força de vontade foi à causa do fracasso. Este é um exemplo da lei do esforço invertido, pela qual você obtém o oposto daquilo por que rezou.


O CONFLITO ENTRE O DESEJO E A IMAGINAÇÃO DEVE SER CONCILIADO


Usar a força mental é pressupor que há oposição. Quando sua mente está concentrada nos meios para superar um problema, não mais se preocupa com os obstáculos. Em S. MATEUS 18:19 pode-se ler: Se dois dentre vós, sobre a Terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á com cedida por meu Pai que está nos céus. Quem são estes dois?


Significam a união ou acordo harmonioso entre o consciente e o subconsciente sobre qualquer idéia, desejo ou imagem mental. Quando não mais houver controvérsia alguma em nenhuma parte de sua mente, então sua oração será atendida. O acordo entre os dois pode ser também representado como você e seu desejo, seu pensamento e sentimento, sua idéia e emoção, seu desejo e imaginação.


Você evita todo conflito entre seus desejos e sua imaginação ao cair num estado de sonolência, que reduz todo esforço ao mínimo. A mente consciente fica amplamente submersa no estado de sonolência. A melhor ocasião para impregnar seu subconsciente é no instante antes de dormir. A razão para isso é que o grau mais alto de afloramento do subconsciente ocorre instante antes de adormecermos e imediatamente após despertarmos. Nesse estado, os pensamentos e imagens negativos, que tendem a neutralizar seu desejo e impedir a aceitação da idéia por parte de sua mente subconsciente, não mais estão presentes.


Quando você imagina a realidade do desejo satisfeito e sente a sensação da realização, seu subconsciente transforma o seu desejo em fato concreto. Muitas pessoas resolvem todos os seus dilemas e problemas com o uso da imaginação, controlada, orientada e disciplinada, sabendo que o que quer que se imagine e sinta como verdadeiro será trazido ao mundo exterior como manifestação concreta.


O caso seguinte demonstra claramente como uma jovem superou o conflito entre seu desejo e sua imaginação. Ela desejava uma solução harmoniosa para seu problema legal, mas suas imagens mentais fixavam-se constantemente no fracasso, falência, bancarrota e miséria. Era uma ação complicada e ocorreram sucessivos adiamentos no processo sem nenhuma solução à vista.


Por sugestão todas as noites, antes de dormir, ela entrava em estado de sonolência e começava a imaginar um final feliz para o caso, sentindo-o em toda a sua plenitude. Ela sabia que a imagem em sua mente tinha de estar de acordo com o desejo em seu coração. Dramatizava, de maneira tão real quanto possível, seu advogado travando uma acalorada discussão e ela assistindo, à espera do resultado. Fazia-lhe perguntas e ele respondia da maneira mais apropriada. O advogado dizia-lhe repetidas vezes: "Houve uma solução perfeita e harmoniosa. O caso foi resolvido por acordo, fora do tribunal. Durante o dia, quando pensamentos de medo lhe assaltavam a mente, ela reagia com seu cinema mental, animando-o com gestos, voz e todo um equipamento de som. Ela podia facilmente imaginar o som da voz do advogado, seu sorriso e gestos, Tantas vezes ela imaginou a cena que esta se transformou num padrão subjetivo seu.


Poucas semanas depois, foi chamada por seu advogado, que confirmou objetivamente o que ela imaginara e sentira como verdadeiro subjetivamente.
Foi isso que o salmista quis dizer quando escreveu: As palavras dos meus Lábios (seus pensamentos, imagens mentais) e o meditar do meu coração (seu sentimento, natureza, emoção) sejam agradáveis na tua presença, Senhor (a lei do seu subconsciente), rocha minha, redentor meu! (o poder e sabedoria de seu subconsciente podem redimir da doença, da escravidão e da miséria) SALMO 19:14.


IDÉIAS QUE DEVEM SER RECORDADAS

1. Coerção mental e esforço excessivo demonstram ansiedade e medo e impedem a resposta à sua oração. Reze com tranqüilidade.

2. Quando sua mente está descontraída e aceita uma idéia, o subconsciente começa imediatamente a trabalhar em sua execução.

3. Pense e planeje independentemente dos métodos tradicionais. Saiba que há sempre uma resposta e uma solução para todo e qualquer problema.

4. Não se preocupe excessivamente com o bater do seu coração, a respiração dos seus pulmões ou com o funcionamento de qualquer outra parte do seu corpo. Apóie-se com decisão em seu subconsciente e proclame freqüentemente que a ação correta e divina se está realizando.

5. O sentimento de saúde produz saúde, o sentimento de riqueza produz riqueza. Como você se sente?

6. A imaginação é sua faculdade mais poderosa. Imagine sempre o que seja agradável e bom. Você é o que imagina ser.

7. Você evita o conflito entre o consciente e o subconsciente durante o estado de sonolência. Imagina a realização do seu desejo repetida vezes antes de dormir. Durma em paz e acorde na mais profunda alegria.

Do livro: O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy

Por Sandra Barbosa®